Abrindo a folia do Carnaval 2017 e comemorando os 75 anos do Colégio Notre Dame, alunos do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Notre Dame saíram pelo entorno do Colégio para apresentar o Bloco dos 75 anos na manhã de sexta-feira, 24 de fevereiro.

O “Bloco dos 75 anos” é um projeto sobre a cultura corporal de movimento, cujo objetivo é ampliar o repertório de vivências corporais e culturais, integrando professores e alunos de diferentes séries em uma das maiores manifestações de nosso país, o carnaval. O bloco é também uma homenagem ao Colégio Notre Dame, neste ano de comemoração de seus 75 anos.

Uma sequência didática foi realizada nas aulas de Educação Física e as atividades foram finalizadas com uma “folia” de dinâmicas rítmicas, na quadra, e desfile pela Rua Alegrete, em frente ao colégio.

Esta é a primeira vez que Bloco dos 75 anos  sai do Colégio e circula no entorno, mas a proposta do bloco na verdade  já acontece dentro do Colégio há 4 anos, com alunos do Ensino fundamental I.

O Bloco do Zé Pereira do Notre – Ensino Fundamental I-  se apresentou logo após o Bloco do Ensino Fundamental II e Médio e fez bonito na quadra do Colégio Notre Dame com seus instrumentos reciclados . O Bloco do Zé Pereira do Notre é orientado pela professora  Betina Souza,  de Música, já o Bloco dos 75 anos – Ensino Fundamental II e Médio – é orientado pelo Prof. Manoel Guizzi, Capoeira e Educação Física, mas ambos são apoiados por professores polivalentes, de áreas específicas, arte, esportes e outros para que a proposta seja não apenas a de sair do Colégio, mas de conhecer diferentes ritmos, valorizar a cultura brasileira de maneira interativa e lúdica.

A CET fechou o percurso do “Foliões Notredamences”, para que todos circulassem com segurança e a vizinhança saiu às portas e janelas para ver a garotada animando o bairro.

Os alunos adoraram a ideia e já planejam melhorias para a saída no próximo ano, levando desta vez também o Bloco do Ensino Fundamental I. Pena que será só em 2018.

Alunos da Educação Infantil também puderam brincar o carnaval no baile preparado especialmente para os pequenos. Com muita marchinha e fantasiados o  grito de Carnaval dos 75 anos alegrou toda a comunidade educativa.