Ensino Médio

O Ensino Médio é o momento de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.

Tempo de aprimorar a excelência acadêmica, sem abdicar da formação ética e humana, do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico,
com vistas à preparação para o ingresso no mercado de trabalho e para o exercício da cidadania.

A matriz curricular exige maior número de aulas e atividades específicas, integrando diferentes áreas do conhecimento,
que visam a capacitar o aluno para o ingresso na universidade.

Nossa Proposta


  • A matriz curricular contém maior número de aulas e atividades específicas.
  • oficinas que visam a capacitá-lo para o ingresso na vida universitária

Nossos Diferenciais

Projeto PEA - UNESCO
O Programa de Escolas Associadas está presente em 130 países e tem por objetivo fundamental criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Desde 2010 o Colégio Notre Dame recebeu o selo de escola associada e desde então vem desenvolvendo com seus alunos e professores projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela UNESCO, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania. Este Projeto, desenvolvido da Educação Infantil ao Ensino Médio, possibilita a vivência interdisciplinar gerando novas dimensões do saber. A partir de 2014 os eixos do projeto são:
  1. Aprendizagem intercultural: ou seja, propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem os nossos alunos frente aos desafios da globalização.
  2. Paz e Direitos Humanos: uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação, tema da cultura da paz e da defesa dos direitos humanos não deve ser esquecido pelas escolas.
  3. Educação para o Desenvolvimento Sustentável: esta é a grande questão do planeta que passa por todas as áreas do conhecimento e questiona a relação entre os valores da civilização e a tarefa urgente do cuidado da terra. Identidade terrena ligada à ideia da sustentabilidade.
  4. Prioridades das Nações Unidas: ou seja, projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade o conjunto de temas que justificam a existência das Nações Unidas e expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.
Desafio BOVESPA
Desde 2012 os alunos do Ensino Médio participam deste desafio composto por equipes de alunos e professores que aprendem conceitos de educação financeira e do mercado com os especialistas da Bolsa, e testam o que aprenderam na prática, eliminando etapas e concorrendo à prêmios.
Olimpíada Brasileira de Física
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com objetivo de despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do ensino médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. Realizada em três fases, é oferecida aos alunos do Ensino Médio.
Orientação profissional
O Colégio Notre Dame, preocupado com questões relacionadas ao mercado de trabalho e à escolha profissional de seus alunos, oferece Ensino Médio oferece o Coaching Profissional que consiste em discussões coletivas e individuais para que os alunos possam dirimir suas dúvidas. Além disso, o colégio Notre Dame mantém parceria com conceituadas instituições de ensino superior, oferecendo palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas, participação em workshop e feiras de profissões.
Tardes Culturais
Tardes promovidas pelos professores, que juntos desenvolvem atividades culturais por meio de um filme ou documentário e que ao término são abertas discussões sobre o tema proposto.

Tutoria
A partir do 6º ano, um professor tutor por turma ficará é responsável em pelo acompanhamento o desenvolvimento da mesma, no que diz respeito ao aproveitamento escolar, relações interpessoais, socialização, etc.
Empreendedorismo
Visando uma formação integral e alinhada às necessidades da sociedade atual, a partir de 2014 o Colégio Notre Dame inseriu em sua grade curricular o PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS E DE COMPETÊNCIAS PARA O EMPREENDEDORISMO da Editora Pearson. O programa é oferecido aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, no período estendido de aula, que ao concluírem recebem uma certificação Internacional.
Projeto de leitura
Buscando superar o estudo fragmentado, a cada leitura indicada ao aluno, os professores trabalham de maneira interdisciplinar realizando uma prática pedagógica que se fundamenta na construção de saberes e não somente em obtenção de informação. Estes projetos também beneficiam a integração das discussões em sala de aula com assuntos do cotidiano e ampliam o leque de conhecimento de mundo.
DELE
Desde agosto de 2012 o Colégio Notre Dame agregou ao seu currículo por um valor simbólico, o curso preparatório para o DELE. Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são títulos oficiais de espanhol com reconhecimento internacional, outorgados pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério de Educação, Cultura e Esporte, que enriquecerão o futuro currículo do aluno como também dará a oportunidade de ingressar em universidades no exterior.
Dupla Certificação no Ensino Médio
Através do convênio com a Bridges (intercâmbio e curso no exterior) e a High School do Distrito Escolar de Saanich (Canadá), o Colégio Notre Dame oferece Dupla Certificação no Ensino Médio, que possibilita ao estudante ingressar em universidades canadenses, americanas e europeias, consolidando uma excelência acadêmica de formação internacional. Para obter a certificação canadense, reconhecida pelo governo da Colúmbia Britânica, o aluno cursa algumas matérias do currículo canadense à distância, ainda no Brasil, com o suporte do Colégio Notre Dame, e estuda por um semestre letivo no Canadá.

Horário


1ª série à 3ª série

Entrada das 7h10 às 13h20 com dois intervalos
( um de 20 minutos e outro de 10 minutos)
Os alunos da 1ª série terão aulas de laboratório de Biologia e Empreendedorismo às 3ª feiras e aulas de Laboratório - Química e Redação - às 5ª feiras, das 14h10 às 16h. Os alunos da 2ª série terão aulas de laboratório de Biologia e Física às 3ª feiras e aulas de Laboratório - Química e Redação - às 5ª feiras, das 14h10 às 16h.