Espaço Cultural Madre Yves Poupon

Inaugurado em 7 junho de 2013, o espaço Cultural Madre Yves Poupon, nome escolhido em homenagem à fundadora do Colégio, é cenário de estudo, audições de piano, saraus, rodas de contos, pequenas dramatizações, palestras, lançamentos de obras literárias, entre outras atividades. Nele também funciona a Biblioteca Paulo Freire, lugar de apoio pedagógico, de estudo e pesquisa.

O espaço está equipado com recursos tecnológicos, como lousa digital, tablets e computadores, num ambiente acolhedor e contemporâneo. A proposta é oferecer um espaço multicultural em que os alunos possam não apenas ter acesso aos livros, mas imersão nos diversos saberes e despertarem o interesse pela leitura e pelo conhecimento, com apoio tecnológico.

Biblioteca Paulo Freire

A Biblioteca Paulo Freire tem por objetivo ser um centro disseminador de informações e fazer parte do processo educativo. Dessa forma, deve criar meios que possibilitem aos seus frequentadores desenvolver, não só hábitos e técnicas de leitura, como também elaborar pesquisas, ampliando assim seu campo de conhecimento. São mais de 8.000 títulos e, aproximadamente, 12.000 exemplares.

Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Regulamento

O Colégio dispõe de um espaço de apoio pedagógico reservado ao estudo individual ou em grupo e leitura. Constitui-se um Centro de Recursos de Aprendizagem e ocupa, no projeto pedagógico educativo, um lugar especial entre os segmentos, de apoio educacional.

Colaborando na promoção da pesquisa e do aprender a aprender que o aluno desenvolverá suas habilidades cognitivas tendo o professor como orientador.

Sendo um prolongamento da sala de aula, a Biblioteca também possui normas de utilização e conduta previstas em regulamento próprio.

Os alunos que desejarem fazer trabalhos em grupo no período da tarde deverão reservar horário com a bibliotecária.

Horário de atendimento:
7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h

Normas gerais de utilização, empréstimos, renovação e reserva:

Clique aqui e leia as normas

Atende aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, professores, funcionários, pais e comunidade segundo os critérios abaixo.

• Educação Infantil e Ensino Fundamental I com desenvolvimento de leitura e empréstimos semanais de acordo com a grade curricular.
  • Atividades pedagógicas, leitura e Hora do Conto são realizadas com a presença das professoras.
  • Para a retirada de livros, é necessário que o aluno esteja em ordem com os seus empréstimos anteriores. Serão concedidos dois livros por vez.
  • Os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio devem apresentar a carteira escolar para empréstimos, também com direito a dois livros por vez.
  • Devem solicitar material de pesquisa antecipadamente para seleção e organização.

Para fazer renovações estar de posse do material a ser renovado, respeitando os prazos pré-estabelecidos.
As reservas serão efetuadas somente ao usuário que não estiver com pendências na biblioteca. É necessário também agendar espaços de estudo, pesquisa e terminais de computadores.

Atenção: Em caso de perda, extravio ou dano no material, o usuário será responsabilizado e deverá repor ao colégio.
Não é permitido comer, beber, utilizar qualquer tipo de aparelho sonoro ou de comunicação nas dependências da biblioteca. Mochilas devem permanecer fora da área de acervo, pesquisa e estudo.

O usuário deverá manter um tom de voz baixo e conduta adequada a um ambiente destinado ao estudo e à aprendizagem.

Com intuito de favorecer o crescimento do sentimento de responsabilidade, será cobrada uma taxa R$ 2,00 por dia de atraso de cada livro não devolvido no prazo estabelecido; esta orientação é feita para alunos do 6º ano Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio.