Esportes

O Colégio Notre Dame incentiva a prática esportiva e valoriza o ensino do esporte como um elemento fundamental na formação dos nossos alunos.

Nossa missão é a formação integral do aluno, por meio do esporte formativo e competitivo.

Educação Infantil

O movimento é o meio de expressão das crianças na Educação Infantil e através das aulas de Educação Física e Movimento, bem como da Capoeira, os alunos terão uma educação psicomotora, visando atingir o plano afetivo e o desenvolvimento funcional, através da construção de seu Esquema Corporal, da Estruturação Espacial e Orientação Temporal, com uma aprendizagem significativa.

Ensino Fundamental I

O trabalho inicia com diversas vivências corporais, desenvolvendo diferentes movimentos básicos adequados à faixa etária visando a uma conquista da consciência corporal e uma autonomia motora. Durante o processo de formação, as crianças participarão de jogos: de regras, de construção, simbólicos, recreativos e até mesmo competitivos, para uma abordagem completa no desenvolvimento dos alunos nos âmbitos: cognitivo, motor, cultural e socioafetivo. São desenvolvidas também atividades rítmicas, de expressão e de consciência corporal, brincadeiras populares e atividades esportivas.

esportes_01
esportes_02

Ensino Fundamental II

A Educação Física nesta fase tem como fator de grande importância a continuidade ao desenvolvimento das habilidades fundamentais trabalhadas no ciclo anterior, fazendo que os alunos se aprofundem nesses movimentos e aprimorem suas habilidades.

A atenção também está voltada para a estimulação de todos os alunos, fazendo-os compreender o significado de cada atividade, para que se conscientizem dos benefícios e das possibilidades da utilização como um instrumento de comunicação, expressão de sentimentos e emoções, de lazer e da conscientização para uma melhor qualidade de vida.

Ensino Médio

A Educação Física nesta fase trabalha a cultura corporal e as aulas são oferecidas através de módulos, com 4 opções de escolha, semestralmente: Módulo 1-Defesa Pessoal, Módulo 2 – Dança/Expressão Corporal, Módulo 3 – Voleibol e Módulo 4- Futebol, visando o benefício crítico da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.

Período Complementar

As aulas de cada uma das modalidades esportivas acontecem duas vezes por semana, com duração de 50’ cada,
com exceção da Capoeira e Circo, que acontece uma vez por semana.
Os alunos poderão optar, dentre duas opções, um esporte por dia. As atividades são oferecidas aos alunos da Educação Infantil até o 6º ano EFII.

As aulas de Teatro colaboram na formação integral do aluno, pois além de possibilitar o contato vivo e reflexivo com as obras artísticas de autores consagrados, bem como a recriação de contextos históricos e o estudo de costumes, também trabalham a autodescoberta, o autoconhecimento, o controle emocional, o domínio de recursos corporais e vocais, além de potencializar a capacidade expressiva, comunicativa e relacional dos alunos. São duas aulas semanais, com duração de 50’ cada.

Muito mais que uma luta onde se desenvolve a agilidade, a força e a resistência muscular, o Judô é uma filosofia de vida, que associada a uma proposta educacional, proporciona a criação de estratégias intelectuais, respeito e disciplina.

Além do desenvolvimento das habilidades motoras, táticas, cognitivas e técnicas, o Futsal tem uma importância considerável na formação dos alunos, pois requer disciplina, respeito ao próximo, trabalho em grupo, autoconfiança, liderança, solidariedade entre outros fatores para formação do cidadão.

A Capoeira é uma mescla de esporte e arte, que une dança, jogo e luta. Ela desenvolve nas crianças e jovens agilidade, ritmo, força e resistência muscular.

O desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do Sistema Nervoso Central quanto à interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento das crianças. Assim, as aulas de Movimento e Psicomotricidade são extremamente importantes no auxílio do desenvolvimento integral dos alunos dessa faixa etária. Elas são oferecidas diariamente, com duração de 50’ cada.

É um conjunto de exercícios corporais sistematizados que estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade, da postura, além de uma grande ampliação nas qualidades de ritmo.

Essa arte desenvolve e trabalha com a consciência corporal, capacidade expressiva, variedades rítmicas, elementos técnicos e sequências coreográficas, sendo essas técnicas desenvolvidas progressivamente de acordo com o nível de aprendizagem das turmas.

Essa atividade proporciona benefícios físicos impostos pelo aprendizado das técnicas circenses, como o desenvolvimento de força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade e coordenação motora. Além disso, as aulas são animadas e estimulam o autoconhecimento, a autoestima, a confiança e a determinação em superar desafios.

Escola de Esportes/Extracurricular

O Colégio Notre Dame oferece atividades esportivas e culturais como parte do currículo.
A proposta das atividades esportivas e culturais é a construção de um rico e fundamental espaço de educação, lazer e socialização do aluno, contribuindo para sua formação de maneira ampla e global.

esportes_04

Uniformes

LOJAS UNIFORME

One Off Confecções Indústrias e Comércio Ltda. – ME
Rua Tucuna, 796 – Vila Pompeia – Fone: 3871-9088.
Horário de atendimento: de segunda-feira a quinta-feira – das 7h às 18h e sexta-feira – das 7h às 17h.
Acesso web: www.oneoffconfeccao.com.br – e-mail: oneoff@uol.com.br