Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II, valorizam-se a aprendizagem e a formação pessoal, desenvolvendo as competências necessárias para que o aluno se torne cidadão autor de sua própria história e da sociedade de seu tempo.

Nossa Proposta

• Trabalhar os conteúdos de modo que haja relações entre os diversos assuntos e que propiciem que o aluno aprenda a pensar, solucionar problemas, desafiar, criar, refletir, conviver, ser autônomo e respeitar limites e normas.
  • Significar o processo de ensino e auxiliar na formação integral dos alunos
  • Favorecer a construção da autonomia e da autoestima, o prazer e o estímulo à busca do conhecimento.

Nossos Diferenciais

Projeto “Conhecendo São Paulo”
Desenvolvido há alguns anos, tem por objetivo possibilitar ao aluno um conhecimento mais aprofundado sobre a cidade em que vive. Em 2013 este projeto foi estendido a todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e cada turma irá visitar um local que tenha relação com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Alguns locais que foram visitados: região da Luz (Parque da Luz, Pinacoteca, Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa); Centro da cidade: Região da Sé e marco zero da capital, Pátio do Colégio, Torre do BANESPA, Mosteiro de São Bento, Mercado Municipal, Museu Catavento, Museu Afro, MASP e região da Avenida Paulista, incluindo Parque Trianon e Casa das Rosas.
Tutoria
Buscando superar o estudo fragmentado, a cada leitura indicada ao aluno, os professores trabalham de maneira interdisciplinar realizando uma prática pedagógica que se fundamenta na construção de saberes e não somente em obtenção de informação. Estes projetos também beneficiam a integração das discussões em sala de aula com assuntos do cotidiano e ampliam o leque de conhecimento de mundo.
Projeto PEA - UNESCO
O Programa de Escolas Associadas está presente em 130 países e tem por objetivo fundamental criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Desde 2010 o Colégio Notre Dame recebeu o selo de escola associada e desde então vem desenvolvendo com seus alunos e professores projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela UNESCO, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania. Este Projeto, desenvolvido da Educação Infantil ao Ensino Médio, possibilita a vivência interdisciplinar gerando novas dimensões do saber. A partir de 2014 os eixos do projeto são:
  • Aprendizagem intercultural: ou seja, propostas que estimulem o reconhecimento de outras culturas e coloquem os nossos alunos frente aos desafios da globalização.
  • Paz e Direitos Humanos: uma das finalidades centrais que marcam o PEA desde sua criação, tema da cultura da paz e da defesa dos direitos humanos não deve ser esquecido pelas escolas.
  • Educação para o Desenvolvimento Sustentável: esta é a grande questão do planeta que passa por todas as áreas do conhecimento e questiona a relação entre os valores da civilização e a tarefa urgente do cuidado da terra. Identidade terrena ligada à ideia da sustentabilidade.
  • Prioridades das Nações Unidas: ou seja, projetos que mostrem aos alunos, professores e à comunidade o conjunto de temas que justificam a existência das Nações Unidas e expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.

6º ano ao 9º ano

Entrada às 7h10.

6º ano

7º ano ao 9º ano