Institucional

Em 1836 Madre Emilie de Villeneuve fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, mais conhecidas como Irmãs Azuis.

Madre Emilie, nascida num castelo na França, embora jovem, foi uma mulher de espírito acolhedor, lúcido e dinâmico e é em seu carisma que se inspiram
os princípios educativos da Rede Azul.

Missão da Rede Azul

A missão da Rede Azul é a formação de comunidades educativas aprendentes, comprometidas com a defesa da vida e da dignidade humana.

Visão da Rede Azul

No que concerne a sua essência, estreitamente vinculada à evangélica opção pelos pobres vivida por Emilie de Villenueve, volta-se para a promoção de toda a comunidade educativa.

Concebendo, pois, educação a partir de uma ótica sistêmica, integral e integrante, viver uma práxis transformadora e geradora de esperança, fundada no respeito à alteridade e à diversidade, almejando, na complementaridade, a construção de uma cultura de paz e solidariedade.

O COLÉGIO NOTRE DAME - SUA HISTÓRIA

Idealizado pela Madre Saint Yves Poupon, o Colégio Notre Dame foi o primeiro empreendimento de ensino a ser construído em São Paulo, pelas Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis pela cor azul do hábito que usavam.

Fundado em 05 de fevereiro de 1942, as primeiras aulas ocorreram em um pequeno sobrado na Rua Petrópolis, o Instituto da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Fátima. Neste local, as Irmãs receberam as primeiras jovens aspirantes em regime de internato. O imponente e elegante edifício, com uma área de 9.000 m2 ficaria pronto em rápidos três anos, no ano de 1945.

No decorrer das gerações, o Colégio Notre Dame passou a ser cada vez mais conhecido pela solidez de seus valores e pela excelência de seu trabalho, transformando-se em um ambiente educativo de referência.

Hoje, a fim de complementar o desenvolvimento de seus alunos, o Colégio assume uma linha mestra que rege a educação como formação integral, que não fragmenta e contribui para que o aluno desenvolva sua maturidade intelectual e humana. Seu nome alia-se a uma história de tradição e qualidade como marco significativo da presença das Irmãs Azuis no país.

A UNESCO RECONHECE NOTRE DAME COMO ESCOLA ASSOCIADA

Em 2010, o Colégio desenvolveu um projeto interdisciplinar intitulado Biodiversidade: Veja, Reaja, Proteja, em comunhão com a Rede Azul. A iniciativa lhe conferiu o reconhecimento da UNESCO pela qualidade do trabalho desenvolvido. Com isso, passou a pertencer ao Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEA) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que tem a finalidade de fortalecer o papel da educação escolar na promoção da cultura de paz, cooperação internacional e valores democráticos em todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estrutura

O Colégio Notre Dame possui uma infraestrutura construída de 9.300m², planejada para viabilizar a proposta pedagógica que une formação humana e excelência acadêmica.

Nossa estrutura contém biblioteca, laboratório, sala de artes, quadra coberta e descoberta, sala de ginástica e circo, sala de Judô e psicomotricidade, dois auditórios, quiosque, dois pátios, espaço gourmet, laboratório de informática, sala de vídeo e Jogoteca.