Regimento

Direitos do aluno

I. Receber do Colégio Notre Dame uma formação que desenvolva os aspectos biopsicossocial e epistemológico.

II. Ter um ensino com objetivos e metodologias que enfatizem os processos sociais e mentais da organização das informações já constantes do repertório da pessoa.

III. Receber equidade de tratamento, sem distinção de raça, cor, credo religioso ou político. Ser respeitado como pessoa humana.

IV. Ser ouvido em suas queixas e reclamações.

V. Ser atendido em suas dificuldades de aprendizagem no que compete ao âmbito escolar.

VI. Solicitar revisão de avaliações finais dentro do prazo máximo de 48 horas a partir da divulgação das mesmas. Recorrer do resultado final mediante pedido de reconsideração dirigido ao diretor da escola e protocolado na Secretaria no prazo de cinco dias a partir da data de divulgação. Não aceitando a decisão do Conselho sobre a reconsideração, o interessado poderá recorrer à Diretoria de Ensino, no prazo de cinco dias. No período de recesso escolar (férias), a Escola se isenta dos prazos de resposta dos recursos; neste caso, a ciência ao interessado será dada oito dias após o início do ano letivo.

VII. Solicitar orientações dos professores e das coordenações.

VIII. Utilizar-se dos serviços que o Colégio Notre Dame oferece, observando as normas próprias de cada departamento.

IX. Ter assegurados os direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

X. Recorrer à Direção do Colégio Notre Dame ou à Diretoria de Ensino caso não concorde com o resultado final.

Deveres do aluno

I. Cumprir as obrigações que lhe competem, cooperando para que o Colégio Notre Dame possa lhe dar o melhor ensino.

II. Ser pontual e assíduo nas aulas, avaliações, aos trabalhos escolares e nas demais atividades. Em caso de ausência, justificá-la.

III. Ter adequado comportamento social, concorrendo onde quer que se encontre para a elevação do seu próprio conceito e do conceito do Colégio Notre Dame.

IV. Tratar com urbanidade e respeito os professores, os funcionários do Colégio Notre Dame e todas as pessoas que participam da comunidade educativa.

V. Portar-se convenientemente em todas as dependências do colégio.

VI. Manter o seu material escolar em ordem, de modo a poder utilizá-lo quando dele necessitar, Assim como se responsabilizar por ele.

VII. Apresentar-se com asseio e devidamente uniformizado.

VIII. Colaborar com o Colégio Notre Dame na conservação do prédio, do mobiliário escolar e de todos os materiais de uso coletivo, concorrendo também para que se mantenha rigoroso asseio nas dependências.

IX. Indenizar do prejuízo, quando produzir danos materiais ao Colégio Notre Dame ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários ou professores. Ser honesto na execução de provas, trabalhos, exercícios e demais atos escolares.

X. Permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar antes da última aula ou atividade, sem a autorização do diretor ou de seu representante.

XI. Representar a turma perante a Equipe Pedagógico-educacional, quando eleito representante da sala.

Não é permitido aos alunos

1. Promover, sem autorização da Direção, rifas, coletas e subscrições de qualquer espécie.

2. Promover algazarras dentro do Colégio ou em suas imediações.

3. Faltar coletivamente às aulas e atividades escolares ou incitar colegas a fazê-lo.

4. Portar objetos perigosos, substâncias químicas ou reagentes ou induzir outros ao uso de produtos que causem dependência física ou psíquica.

5. Trazer ao Colégio objetos que não contribuam com os estudos e de grande valor financeiro.

6. Entrar em classe ou dela sair sem autorização do professor, assim como entrar e sair do Estabelecimento sem a concordância da autoridade competente.

7. Permanecer no recreio ou nos intervalos fora dos recintos esperados, bem como transitar pelos corredores sem motivo justo.

8. Utilizar-se do nome da Escola sem autorização da Diretoria.

9. Ocupar-se com trabalhos e atividades que não são pertinentes ao componente curricular da aula em questão.

10. Fumar em qualquer recinto do Estabelecimento ou em suas imediações.

11. Trazer pessoas desconhecidas à Escola sem autorização.