Casa de Makers amplia parceria e desenvolve projeto com alunos do Período Complementar

O Colégio Notre Dame em parceria com a Casa de Makers vem há alguns meses trabalhando projetos de capacitação docente e realizando workshops com algumas turmas do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

A Cultura do “faça você mesmo”  ou  em inglês, Do-It-Yourself , está baseada na ideia de que qualquer pessoa pode construir, reformar, fabricar ou consertar qualquer objeto com suas próprias mãos.

Com a expansão e popularização das tecnologias e o alcance das redes sociais o Movimento Maker se propagou e é muito comum no cotidiano de jovens e adolescentes. Não é raro encontrarmos youtubers , blogueiros e anônimos partilhando suas experiências por vários canais .

A linguagem rápida, didática e interativa desperta o interesse de crianças e jovens adolescentes.

Pensando nisso, o Colégio Notre Dame firmou parceria com a Casa de Makers, cuja proposta  é integrar as diversas áreas do saber por meio de atividades práticas, proporcionando um ensino “mão na massa”, incentivando e potencializando a criatividade, valorizando as diferentes habilidades e respeitando cada aluno, em sua individualidade.

Nas Escolas

O projeto experimental proposto para o segundo semestre de 2017, está direcionando para as turmas de 4º, 5º e 6º do período complementar.  As aulas acontecem semanalmente e tem duração de 100 minutos.

Os projetos são organizados de acordo com cada faixa etária, proporcionando maior desenvolvimento das habilidades de competências individuais e coletivas.

Embora as capacitações docentes tenham iniciado há algum tempo, as oficinas para alunos do período complementar começaram oficialmente no último dia 21 agosto, no laboratório de tecnologias de Colégio Notre Dame.

Vale lembrar que este laboratório foi reequipado em meados do primeiro semestre de 2017  com computadores mais modernos, o que proporcionam maior qualidade às aulas.

Todas as oficinas são acompanhadas por profissionais do Colégio e conduzidas por um dos cientistas da Casa de Makers.

Foto: Geise Lima