Na Mostra Científico Cultural, será apresentado à comunidade Notre Dame o resultado do processo de aprendizagem dos nossos alunos em determinadas áreas do conhecimento durante o ano de 2016.

A produção final apoiou-se em algumas referências, tais como:

1. tema e subtemas propostos pela UNESCO;
  2. conhecimentos adquiridos nos Estudos do Meio;
  3. leituras e discussões referentes ao dia a dia dos alunos e a sua inserção na sociedade .

No Ensino Fundamental II, para que as competências e habilidades pudessem ser desenvolvidas adequadamente nesse produto final a ser apresentado na Mostra, dividiu-se os temas propostos para uma discussão nos fóruns organizados da seguinte forma:

6º ano A e B: Questões ambientais.

7º ano A: Questões sobre preconceitos.

8º ano A: Questões sobre gênero.

9º ano A: Questões humanitárias

Cada série terá um horário preestabelecido para a apresentação do Fórum.

Idiomas

O título do trabalho é “Deslocamentos: sonhos e expectativas”, e feito em conjunto com os 1º e 2º anos do Ensino Médio. O objetivo é mostrar os motivos pelos quais as pessoas se deslocam de um lugar para o outro. O tema do 9º ano é Intercâmbio (o lado prazeroso do deslocamento): cada grupo recebeu um país de Língua Inglesa e Espanhola e farão apresentações nos respectivos idiomas. Já os alunos do Ensino Médio apresentarão trabalhos com os temas sobre Imigrantes, Refugiados e Clandestinos (o lado sombrio do deslocamento), também nesses idiomas.