A proposta de realizar um estudo de meio interdisciplinar na Vila Madalena visa o reconhecimento dos espaços e dos diferentes sujeitos que frequentam o bairro paulistano, de modo a refletir sobre as relações que produzem, e propor intervenções artísticas que as representem.

Por meio da observação sensível, de fotos, gravações, vídeos e desenhos feitos nos locais visitados, os alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio registraram suas percepções das imagens, comportamentos e visões de amor e desamor presentes nesse bairro de São Paulo.

Nossa proposta neste estudo de meio é que a caminhada seja um modo de ver e também de explorar a paisagem. Deixamos de lado o caminhar do dia a dia e andamos em grupo, para observar e experimentar os espaços. O olhar estimulado por esse propósito nos aproximou dos territórios, nos fez atravessá-los plenos de descobertas.

Antes do estudo de meio, os alunos pesquisaram os temas do amor e do desamor nos movimentos sociais e nas linguagens artísticas. Cada grupo desenvolveu um projeto a partir da leitura do espaço, utilizando como expressão a fotografia, a música, o vídeo, a arte, como resposta às observações das intervenções urbanas e entrevistas realizadas no estudo de campo. Para apresentar suas impressões, utilizaram linguagens múltiplas: poema em lambe-lambe, vídeo, ensaio fotográfico, dança, música, cartaz e instalação artística.

1ºEM

• LGBT
  • feminismo
  • portadores de necessidades especiais