Ciência para uma vida melhor

CIÊNCIA PARA UMA VIDA MELHOR tem como intuito a reflexão, utilizando o método científico, sobre temas gerais e específicos que busquem um melhor esclarecimento acerca de determinados fenômenos sociais e ambientais. O desafio é apontar possibilidades que tornam a nossa vida melhor. Dessa forma, os alunos construíram uma visão integrada de quando e como o conhecimento científico pode, de fato, ajudar a analisar e a propor soluções para problemas reais, permitindo que os mesmos construíssem conexões entre diferentes contextos, com a estimulação de sua criatividade, curiosidade e senso crítico. Os alunos desenvolveram análises de estudos de casos onde utilizaram os conhecimentos científicos para levantar hipóteses, coletar dados, construir possíveis soluções e comunicar os resultados aos seus pares.

Foi realizado um trabalho de estudo do meio à Estação de Transbordo Ponte Pequena, localizada na cidade de São Paulo, sendo esta responsável pela triagem de resíduos recicláveis e destinação final de todo o resíduo sólido domiciliar da zona oeste paulistana e adjacências. Essa atividade teve como finalidade a familiarização do método empírico e levantamento de dado por parte dos alunos.

Após levantamento de referências selecionadas, elaboração de pesquisas parciais e aprimoramento dos textos finais, os produtos apresentados pelo projeto CIÊNCIA PARA UMA VIDA MELHOR na mostra cientifico cultural serão banners e comunicações orais como no formato de congressos e conferências.

Objetivos

O objetivo geral do projeto é a partir do método científico, investigar a natureza, a sociedade e, levando em consideração o desenvolvimento das técnicas, refletir acerca de soluções e/ou apontamentos para determinados estudos de caso clássicos e contemporâneos.

Os objetivos específicos dizem respeito à metodologia de investigação de cada componente curricular específico do Ensino Médio que integra o projeto (Matemática, Geografia, Filosofia, Física, Biologia e Química). Por ter sido elaborado de forma interdisciplinar, destaca-se abordagem sistêmica como recurso para melhor compreensão dos fenômenos.

Impactos

Cada projeto realizado dentro da proposta geral teve o envolvimento e autonomia por parte do aluno, desde a escolha dos temas do estudo de caso até comunicação oral, passando pelo levantamento de dados e análise de pesquisas, gerando o amadurecimento na percepção do aluno na integração entre as várias disciplinas.  O produto final foi apresentado nos moldes de um trabalho acadêmico, que incluiu a comunicação oral e a exposição de pôsteres, permitindo o aprimoramento da capacidade de argumentação fundamentada em conceitos científicos e o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. Todo esse processo gerou a participação da comunidade escolar, por meio da troca de ideias, debates e incentivo à continuidade desses projetos.

img_6590 img_6592 img_6593 img_6645 img_6655 img_6656 img_6663 img_6665 img_6667 mcc_2016-238 mcc_2016-285 mcc_2016-307