O Projeto Cantando pelo Mundo – Brincadeiras cantadas e cantigas folclóricas, realizado em parceria entre as turmas do Infantil 2 e 3,   foi baseado nos cinco pilares preconizados pela UNESCO. Aprender a conhecer – adquirir instrumentos de compreensão, aprender a fazer – para poder agir sobre o meio envolvente, aprender a viver juntos – cooperação com os outros em todas as atividades humanas, aprender a ser – conceito principal que integra todos os anteriores e aprender a transformar – transformar a sociedade.

Foi elaborado um projeto para valorizar a educação musical por meio das manifestações e expressões da cultura popular, compartilhando o aprendizado das brincadeiras cantadas e cantigas folclóricas de algumas regiões do Brasil, enriquecendo o repertório musical e cultural dos alunos. Foram enfatizadas também descobertas sobre a língua inglesa, por meio da exploração de canções e vivências que ampliaram o repertório musical dos alunos. Também foi estabelecida uma via de parceria entre pais e colégio através de recursos audiovisuais.

Músicas e brincadeiras fizeram parte de todo o processo. No Infantil 2, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cidade de São Paulo. Com a colaboração das famílias, conheceram alguns pontos turísticos, como: parques, museus e monumentos. Compartilharam com o grupo fotos e outros registros dos lugares visitados. Ao fim, fizeram uma tela para registrar as visitas junto com a família.

Nas aulas de culinária, os alunos fizeram uma deliciosa pizza, prato típico paulistano, e finalizaram montando a representação da experiência com massa de modelar.

Durante todo o percurso das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de explorar e conhecer diversos materiais e produtos, suas propriedades e as relações existentes entre eles.

A conclusão a que os alunos chegaram foi a necessidade de valorizar ainda mais a educação musical, pois esta manifesta e expressa a cultura popular, compartilhando o aprendizado das brincadeiras cantadas e cantigas folclóricas, enriquecendo e ampliando, assim, seu repertório musical e cultural. Essa proposta evidenciou o potencial da música como caminho para uma educação integral e formativa, que aproxime as diferentes culturas, valorize as diferenças e prepare as crianças para a cidadania global.

Desta forma, as estratégias escolhidas e os resultados obtidos contemplaram efetivamente a proposta do programa das Escolas Associadas da UNESCO. O projeto desenvolvido no colégio foi norteado por ações pedagógicas bem definidas e desafiadoras.

img_0697img_0696img_0693 img_0692img_0706img_0691 img_0685 img_0700img_0699 img_0698img_0703 img_0707