O Projeto Cantando pelo Mundo – Brincadeiras cantadas e cantigas folclóricas, realizado em parceria entre as turmas do Infantil 2 e 3,   foi baseado nos cinco pilares preconizados pela UNESCO. Aprender a conhecer – adquirir instrumentos de compreensão, aprender a fazer – para poder agir sobre o meio envolvente, aprender a viver juntos – cooperação com os outros em todas as atividades humanas, aprender a ser – conceito principal que integra todos os anteriores e aprender a transformar – transformar a sociedade.

Foi elaborado um projeto para valorizar a educação musical por meio das manifestações e expressões da cultura popular, compartilhando o aprendizado das brincadeiras cantadas e cantigas folclóricas de algumas regiões do Brasil, enriquecendo o repertório musical e cultural dos alunos. Foram enfatizadas também descobertas sobre a língua inglesa, por meio da exploração de canções e vivências que ampliaram o repertório musical dos alunos. Também foi estabelecida uma via de parceria entre pais e colégio através de recursos audiovisuais.

Músicas e brincadeiras fizeram parte de todo o processo. No Infantil 3, iniciamos o projeto nas aulas de Música, onde as crianças conheceram os cantos de trabalho – essenciais para a cultura dos trabalhadores. Conheceram também vários temas referente à Bahia, ao Ceará e ao Maranhão.

De forma lúdica e divertida, as crianças fizeram uma viagem às regiões do Nordeste e conheceram um pouco mais desses estados. Além das músicas – o foco do nosso trabalho – exploraram o artesanato e a culinária de cada região e realizaram oficinas para conhecer mais acerca de cada Estado. As atividades foram divididas em etapas. Tivemos momentos importantes em um ambiente de muita exploração com atividades significativas, como:

• Construíram coletivamente um mapa do Brasil destacando as regiões trabalhadas ao longo do projeto;
  • Realizaram uma oficina usando miçangas e barbante para confeccionar um colar típico da região;
  • Oficina para a construção do berimbau e caxixi com materiais recicláveis;
  • Participaram das aulas de culinária para conhecerem algumas comidas típicas do Nordeste, como: cocada mole, tapioca e o suco de caju;
  • Atividade com a família na decoração de chapéu de palha;
  • Decoração de painéis em tecido com a paisagem de cada região trabalhada;
  • Construíram um cajueiro e árvores de carambola com materiais recicláveis;
  • Finalizaram o projeto com a construção de um avião com materiais recicláveis.

Durante todo o percurso das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de explorar e conhecer diversos materiais e produtos, suas propriedades e as relações existentes entre eles.

A conclusão a que os alunos chegaram foi a necessidade de valorizar ainda mais a educação musical, pois esta manifesta e expressa a cultura popular, compartilhando o aprendizado das brincadeiras cantadas e cantigas folclóricas, enriquecendo e ampliando, assim, seu repertório musical e cultural. Essa proposta evidenciou o potencial da música como caminho para uma educação integral e formativa, que aproxime as diferentes culturas, valorize as diferenças e prepare as crianças para a cidadania global.

Desta forma, as estratégias escolhidas e os resultados obtidos contemplaram efetivamente a proposta do programa das Escolas Associadas da UNESCO. O projeto desenvolvido no colégio foi norteado por ações pedagógicas bem definidas e desafiadoras.

img_0684img_0687img_0688img_0690 img_0681img_0682img_0677img_0678img_0729img_0730img_0731 img_0738 img_0741 img_0742 img_0747 img_0754 img_0758 img_0763 img_0765