Para conscientizarmos nossos alunos sobre as diferentes realidades existentes no mundo e como nossa cultura é influenciada por elas, realizamos ao longo deste ano oficinas nas quais os alunos puderam vivenciar experiências que promoveram a aproximação de suas realidades com as de outros povos, desenvolvendo assim a compreensão e o respeito à diversidade.

Para conhecermos mais sobre a China, foi elaborada por um pai que reside lá atualmente, uma apresentação com fotos e objetos trazidos deste país. Para finalizar, realizamos uma roda de conversa, na qual os alunos puderam tirar suas dúvidas e conhecer um pouco mais sobre algumas curiosidades da China.

Em relação à França, realizamos uma oficina de sabonetes perfumados, visto que este país é considerado o maior produtor de perfumes. As crianças confeccionaram seus próprios sabonetes.

Relacionado à Índia, elaboramos uma oficina de tingimento de camisetas. Os alunos puderam junto com seus familiares, tingir as camisetas utilizando a técnica de tie dye, já que a Índia é um país famoso por seus tecidos tingidos com cores vibrantes.

Para representar os Estados Unidos, realizamos oficina de culinária, na qual montamos hambúrgueres, alimento típico do país. Além de uma oficina de pintura, na qual os alunos realizaram uma releitura das obras de Pollock, o famoso pintor americano.

Para finalizar o trabalho sobre o Brasil, realizamos uma oficina de artes, na qual as crianças confeccionaram seus próprios vasos de cerâmica -matéria muito utilizada na arte brasileira.

Em algumas atividades, contamos com a parceria das famílias, como na apresentação sobre a China e, também na coleta de materiais referentes aos diferentes países.

Percebemos que ao longo do projeto, os alunos mostravam-se cada vez mais interessados e participativos nas atividades propostas e no tema desenvolvido, o que fez com que os objetivos do projeto fossem alcançados.

Houve relatos das famílias sobre o envolvimento dos alunos que expunham o que aprendiam com o trabalho.

Ao final, as crianças levaram para casa suas produções: as telas, os vasos, as camisetas e os sabonetes, além de um livro montado por eles com a descrição de cada país e atividades a eles relacionadas.

Clique aqui para conhecer algumas fases do projeto.